quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Câncer de pele
A maioria dos tumores de pele decorrem em conseqëncia da exposição ao sol, principalmente em trabalhadores de região rural de pele clara.Regiões de grande insolação onde habitam populações caucasóides apresentam incidência de câncer de pele mais elevada, como o Sul dos Estados Unidos, Costa Rica e o Sul e Sudeste brasileiros.
O câncer de pele não apresenta grandes complicações em relação a outros tumores, principalmente se é diagnosticado em fase inicial.
Qualquer mancha de pele de maior monta de coloração mais escura em indivíduos de pele clara é potencialmente suspeita. Em fases mais avançadas, os tumores de pele podem ser inoperáveis.
O risco de uma mancha escura em um indivíduo de pele branca é tanto maior se esta apresenta crescimento mais rápido, expansão, aprofundando-se nos tecidos.
Também não passa desapercebida a maior prevalência de cânceres de pele entre os adeptos de banho de sol, seja em praias, piscinas ou cursos fluviais.
Na maioria das vezes, a exerese do tumor é indicada, a não ser quando a grande extensão da lesão não o permite.Não é raro se fazer a toilete ganglionar simultânea, ou seja, a retirada dos nódulos linfáticos que drenam as regiões próximas.
É conhecida a determinação dos dermatologistas para se evitar a exposição solar após as dez horas da manhã até antes das quatro horas da tarde, determinação esta dirigida sobretudo às crianças.
Dr. Gabriel de Almeida, médico formado pela UFJF, turma de 1984.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Prejuízos do tabagismo para a saúde
A começar pela expectativa de vida do indivíduo, o tabagismo é extremamente danoso.Aquele indivíduo que fez uso do tabaco durante toda a vida apresenta uma expectativa de vida de, em média oito anos menos do que o não tabagista.
Do ponto de vista do tegumento, o fumo provoca o envelhecimento da pele, com a perda de elasticidade da mesma.Também o fumo contribue para a diminuição do brilho da epiderme.
É notória também a influência maléfica do fumo sobre o aparelho respiratório, levando com o passar do tempo à bronquite crônica tabágica, ao enfizema pulmonar e ao tumor maligno do sistema respiratório
No que se refere ao aparelho cárdio-vascular, o dano sobre as artérias é extenso, levando à trombose, à arterioesclerose,ao infarto do miocárdio, à tromboangeíte obliterante, às necroses teciduais e à perda e amputação de membros.
Os pulmões dos indivíduos não fumantes, submetidos à anatomopatologia, apresentam aspecto róseo, ao passo que o tecido pulmonar do tabagista é acinzentado, mostrando, aqui e ali,nódulos que lembram incrustações de carvão.
Também na cavidade oral, os prejuízos do tabaco se apresentam e vão desde o escurecimento do esmalte dos dentes até o câncer bucal.
No sexo masculino, o cigarro pode levar à impotência sexual, da mesma forma que o álcool também produz este distúrbio.
O câncer labial está diretamente relacionado ao cigarro,sendo o tabaco mesmo a maior etiologia de tumor maligno labial.
Problemas da Coluna Vertebral
Os distúrbios da coluna vertebral iniciam-se desde a mais tenra infância, fora o fato de sofrerem uma intensa influência genética.
A cifose é um desvio de coluna relativamente comum e que, normalmente, tende a se acentuar com a idade. Basicamente , consiste em uma curvatura do eixo vertebral para a frente, vulgarmente e popularmente conhecida como “corcundice”.
A lordose também é muito freqüente e consiste em uma excessiva curvatura da linha vertebral, a nível de coluna lombar para o sentido frontal, portanto, num segmento diferente da anterior cifose, que é acentuada a nível de coluna torácica.
A escoliose pode-se, contrariamente aos casos anteriores, manifestar-se na altura de qualquer segmento vertebral, consistindo em desvio de coluna em sentido lateral, sendo também muito comum.
A cifoescoliose, já não tão freqüente, consiste num desvio conjunto do eixo vertebral , simultaneamente, lateralmente e em direção frontal, também mais visível a nível de coluna torácica.
A hérnia de disco consiste em uma exteriorização de uma saculação de bolsa sinovial, a bolsa que contém líquido sinovial e que se localiza entre os corpos vertebrais, sendo que esta se exterioriza, provocando algia e limitação motora.
A artrose, mais comum com o aumento da idade, consiste numa degeneração e desgaste das articulações inter- vertebrais, levando à dor e prejuízo motor.
O “Bico de Papagaio” consiste numa calosidade óssea nas regiões posteriores das vértebras e é mais comum com o aumento da idade, levando a dores e limitação motora.
Estas são as anomalias mais freqüentes da coluna.
Dr. Gabriel de Almeida, médico pela U.F.J.F., turma de 1984.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Prostatite, adenoma e adenocarcinoma de próstata
Principalmente após os cinqüenta anos de idade, o indivíduo do sexo masculino torna-se alvo das prostatites e dos tumores benignos e malignos de próstata. Esta faixa de idade decai para quarenta ou quarenta e cinco anos quando é um problema familiar.
Os tumores malignos de próstata localizam-se mais na periferia da glândula, glândula esta que fica logo abaixo da bexiga e que tem função sexual. São portanto mais facilmente detectados ao toque retal, exame onde o urologista palpa aglândula prostática atravez da parede do reto.
Os tumores benignos ou adenomas localizam-se mais no interior da glândula, ladeando a uretra masculina, a qual podem comprimir ou mesmo obstruir, o que geralmente também é característica da prostatite, processo infeccioso da glândula.
O Antígeno específico da próstata, o toque retal e a biópsia geralmente selam o diagnóstico.
O tratamento engloba antibióticos, hormônios, rádio e quimioterapia e cirurgia.
Mesmo o tumor maligno de próstata é de lento crescimento e de boa perspectiva.
Dr. Gabriel Joaquim V. Almeida, médico, formado em 1984 pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Maria Antonieta e a revolução francesa
A austríaca Maria Antonieta, casando-se adolescente ainda com aquele que seria Luiz XVI,rei de França, ainda adolescente também tornou-se rainha ao seu lado, oque causou medo a ambos.
Tornou-se impopular por não ser francesa e sim austríaca e o povo fazia acusações contra o seu temperamento.
Teve com o rei duas filhas e um filho, o Delfim.
Quando o tumulto da Revolução estava ascendente, tentou com o Rei fugir da França, cruzando a fronteira, mas o Rei foi reconhecido e a Família Real presa no Templo, em Paris, enquanto eram julgados.
Bem antes, o Rei foi condenado à guilhotina e Antonieta permaneceu prisioneira, primeiramente no Templo e depois em uma torre próxima ao rio Sena.
Em mais alguns anos, também morreu guilhotinada.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
O BETACAROTENO E A VITAMINA A
A Vitamina A e o betacaroteno são substâncias de grande valor para a saúde humana, encontrados abundantemente na natureza.
Os vegetais e frutas vermelhas são, em especial, valiosos fornecedores de betacaroteno e Vitamina A para o ser humano, particularmente o tomate nas suas diversas qualidades: tomate cereja, tomate comum, tomate italiano e os demais tipos de tomates.
O Betacaroteno é um precursor importantíssimo da Vitamina A e tão importante quanto esta na manutenção da boa saúde da população.
Dentre os benefícios mais preciosos à saúde advindos da Vitamina A e do Betacaroteno se encontram : a manutenção e recuperação do sentido da visão, muito indicado nos diagnósticos de miopia, principalmente os mais brandos; a prevenção e reversão da queda de cabelos, dita alopécia, quando esta não tem uma etiologia invasiva; o tratamento para a pele ressecada e descamada, bem como para as rachaduras de tegumento.As patologias dos fâneros, principalmente ungueais (das unhas) responde de excelente forma à administração de vitamina A. Também os cabelos tornam-se mais sadios e de melhor aspecto quando sofrem de hipovitaminose A e recebem a administração correspondente desta vitamina.
Existe até a cegueira decorrente de hipovitaminose A.
Vitamina A também é achada em outros vegetais:cereja,maçã, beterraba, dentre outros.
A terapia médica com vitamina A é feita sobretudo por via oral, particularmente sob forma de comprimidos.
Dr. Gabriel Joaquim V. Almeida- Médico- formatura em 1984.(Universidade Federal de Juiz de Fora)
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
A Descoberta da Tumba de Tutancâmon
No início do século vinte, o Vale dos Reis, na região desértica do Egito, estava já quase totalmente explorado,mesmo revirado. Só se achavam então, neste local, objetos de valor histórico inegável, mas sem valor de uma preciosidade maior. Quase todos os túmulos dos grandes Faraós já haviam sido descobertos ou saqueados.Então, o que mais se encontrava neste dito local eram utensílios de cerâmica, na maioria das vezes partidos.
Porém, o intelectual britânico Howard Carter nutria a esperança de ainda deparar-se com a tumba de um Faraó não descoberta. Estudando esta possibilidade, constatou que o único rei egípcio que ainda poderia ter o seu túmulo intacto era Tutancâmon , esposo de Nefertite, rainha do Egito.Financiado pelo nobre inglês Lord Carnavon, homem de grande riqueza,estudou todos os sítios do Vale dos Reis,procurando descobrir aqueles que ainda estavam inexplorados e restavam bem poucos nesta condição.Iniciou, financiado por Carnavon, um longo período de escavações, muitas vezes interrompidas por desordens políticas e de outras origens.
Carnavon, que havia gasto muito dinheiro com a aventura, ia perdendo a paciência. Por fim, Carter fez uma última viagem à Inglaterra, com o intuito de que Carnavon financiasse uma última escavação em um último sítio que restava, próximo a um túmulo já aberto.Aí foi encontrado o túmulo intacto do Faraó Tutancâmon,falecido aos dezessete anos, tumba esta que havia sido violada apenas em suas partes mais exteriores.
Muita riqueza material e artística aí foi encontrada, como o sarcófago e a máscara mortuária do Faraó, confeccionados em ouro.
Inscrita na tumba havia a maldição do Faraó, conclamando as asas da morte para quem violasse o local.Mortes em circunstâncias estranhas de vários membros da expedição, incluindo o canário de estimação da mesma expedição, tornaram lendária a "Maldição de Tutancâmon".
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Ansiedade e Depressão
<
A ansiedade e depressão são encontrados em baixos e médios níveis em toda a população, mas a partir de certo grau passam a constituir uma enfermidade da categoria das neuroses.
Para prevenir estes dois vilões que possuem uma origem tão próxima, o indivíduo deve investir nos seus hábitos de vida: levar uma vida saudável e pacata, evitar o etilismo, praticar a tolerância e benevolência; no cenário familiar investir no diálogo e cultivar a convivência.
As manifestações da ansiedade e depressão são uma extrema melancolia, na maioria das vezes sem razão, apatia, adinamismo, crises de fobia, pânico.
Nos casos mais severos temos as doenças neuróticas, a síndrome do pânico, a
Tendência ao suicídio.
Nos casos mais leves , o tratamento a ser realizado concentra-se a nível de psicoterapia e psicanálise. É portanto função do psicólogo.
Os casos mais severos e renitentes pedem intervenção farmacológica e até internação.
Os fármacos a serem utilizados são os antidistônicos, os antidepressivos,basicamente.
O esforço da pessoa em alcançar o auto-controle e a maturação psíquica são a chave de tudo, acima da própria farmacologia.
O psiquiatra e o psicanalista são cruciais nas fases mais avançadas dos distúrbios neuróticos.
Dr. Gabriel Joaquim Velloso Almeida, médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora –Turma de 84.
A ansiedade e depressão são encontrados em baixos e médios níveis em toda a população, mas a partir de certo grau passam a constituir uma enfermidade da categoria das neuroses.
Para prevenir estes dois vilões que possuem uma origem tão próxima, o indivíduo deve investir nos seus hábitos de vida: levar uma vida saudável e pacata, evitar o etilismo, praticar a tolerância e benevolência; no cenário familiar investir no diálogo e cultivar a convivência.
As manifestações da ansiedade e depressão são uma extrema melancolia, na maioria das vezes sem razão, apatia, adinamismo, crises de fobia, pânico.
Nos casos mais severos temos as doenças neuróticas, a síndrome do pânico, a
Tendência ao suicídio.
Nos casos mais leves , o tratamento a ser realizado concentra-se a nível de psicoterapia e psicanálise. É portanto função do psicólogo.
Os casos mais severos e renitentes pedem intervenção farmacológica e até internação.
Os fármacos a serem utilizados são os antidistônicos, os antidepressivos,basicamente.
O esforço da pessoa em alcançar o auto-controle e a maturação psíquica são a chave de tudo, acima da própria farmacologia.
O psiquiatra e o psicanalista são cruciais nas fases mais avançadas dos distúrbios neuróticos.
Dr. Gabriel Joaquim Velloso Almeida, médico formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora –Turma de 84.
Assinar:
Postagens (Atom)