quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Câncer de pele

Photobucket



A maioria dos tumores de pele decorrem em conseqëncia da exposição ao sol, principalmente em trabalhadores de região rural de pele clara.Regiões de grande insolação onde habitam populações caucasóides apresentam incidência de câncer de pele mais elevada, como o Sul dos Estados Unidos, Costa Rica e o Sul e Sudeste brasileiros.
O câncer de pele não apresenta grandes complicações em relação a outros tumores, principalmente se é diagnosticado em fase inicial.
Qualquer mancha de pele de maior monta de coloração mais escura em indivíduos de pele clara é potencialmente suspeita. Em fases mais avançadas, os tumores de pele podem ser inoperáveis.
O risco de uma mancha escura em um indivíduo de pele branca é tanto maior se esta apresenta crescimento mais rápido, expansão, aprofundando-se nos tecidos.
Também não passa desapercebida a maior prevalência de cânceres de pele entre os adeptos de banho de sol, seja em praias, piscinas ou cursos fluviais.
Na maioria das vezes, a exerese do tumor é indicada, a não ser quando a grande extensão da lesão não o permite.Não é raro se fazer a toilete ganglionar simultânea, ou seja, a retirada dos nódulos linfáticos que drenam as regiões próximas.
É conhecida a determinação dos dermatologistas para se evitar a exposição solar após as dez horas da manhã até antes das quatro horas da tarde, determinação esta dirigida sobretudo às crianças.


Dr. Gabriel de Almeida, médico formado pela UFJF, turma de 1984.




Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário