terça-feira, 27 de outubro de 2009

Problemas da Coluna Vertebral

Photobucket





Os distúrbios da coluna vertebral iniciam-se desde a mais tenra infância, fora o fato de sofrerem uma intensa influência genética.
A cifose é um desvio de coluna relativamente comum e que, normalmente, tende a se acentuar com a idade. Basicamente , consiste em uma curvatura do eixo vertebral para a frente, vulgarmente e popularmente conhecida como “corcundice”.
A lordose também é muito freqüente e consiste em uma excessiva curvatura da linha vertebral, a nível de coluna lombar para o sentido frontal, portanto, num segmento diferente da anterior cifose, que é acentuada a nível de coluna torácica.
A escoliose pode-se, contrariamente aos casos anteriores, manifestar-se na altura de qualquer segmento vertebral, consistindo em desvio de coluna em sentido lateral, sendo também muito comum.
A cifoescoliose, já não tão freqüente, consiste num desvio conjunto do eixo vertebral , simultaneamente, lateralmente e em direção frontal, também mais visível a nível de coluna torácica.
A hérnia de disco consiste em uma exteriorização de uma saculação de bolsa sinovial, a bolsa que contém líquido sinovial e que se localiza entre os corpos vertebrais, sendo que esta se exterioriza, provocando algia e limitação motora.
A artrose, mais comum com o aumento da idade, consiste numa degeneração e desgaste das articulações inter- vertebrais, levando à dor e prejuízo motor.
O “Bico de Papagaio” consiste numa calosidade óssea nas regiões posteriores das vértebras e é mais comum com o aumento da idade, levando a dores e limitação motora.
Estas são as anomalias mais freqüentes da coluna.

Dr. Gabriel de Almeida, médico pela U.F.J.F., turma de 1984.








Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário