domingo, 8 de novembro de 2009

A Floresta Amazônica

Photobucket




A floresta Amazônica estende-se por países vizinhos do Brasil como o Peru e as Guianas e pelos Estados brasileiros do Amazonas, Pará,Rondônia, Roraima,Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso.
Rica em espécies vegetais e animais, possui seres vivos que ainda não foram catalogados pela zoologia e pela botânica, sendo,pois, seres vivos ainda desconhecidos do ser humano.Apresenta mais variedade de animais e vegetais que em regiões inteiras como a Europa.



Photobucket
Região exuberante em flora, fauna e cursos fluviais, possuindo alguns dos maiores rios do Mundo, sendo que o Rio Amazonas é o mais expressivo em volume de água em todo o globo terrestre.
Apresenta altos índices pluviométricos, sendo um dos locais onde mais chove em todo o Mundo.
O clima predominante é o Equatorial, com poucas faixas de terra de clima Tropical.
Quase uma floresta virgem até a década de 1970, vem ultimamente apresentando um alto índice de desmatamento, maior mesmo que toda a extensão do Reino Unido.
Possui subsolo compatível com alto potencial de lençóis petrolíferos, o que no entanto até hoje não se confirmou na prática.
O porte de suas árvores está entre os maiores de todo o Planeta.
Apresenta uma fauna extremamente diversificada,englobando um sem número de primatas, pássaros, dentre os quais se destaca pela fama o Uirapuru, tatus, tamanduás, onças,jacarés, mamíferos em geral, tartarugas, algumas das quais dentre as maiores de toda Terra, serpentes, uma infinidade de insetos e peixes.
Entre os turistas, desprta o interesse os botos, particularmente o boto cor-de-rosa, que são mamíferos.
Exibe muitos fenômenos naturais, como a Pororoca, elevação das águas, no encontro do rio com o mar.
Fonte de divisas é atualmente o Ecoturismo,atividade que leva à construção de Hotéis e que consiste em fazer turistas brasileiros e estrangeiros conhecerem as belezas naturais da Região.
O desafio para o Governo brasileiro atualmente é conciliar o desenvolvimento da Região com a preservação ambiental, bem como deter a devastação dos Ecossistemas Amazônicos.


Photobucket

Um comentário: