quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Descoberta da Tumba de Tutancâmon

Photobucket




No início do século vinte, o Vale dos Reis, na região desértica do Egito, estava já quase totalmente explorado,mesmo revirado. Só se achavam então, neste local, objetos de valor histórico inegável, mas sem valor de uma preciosidade maior. Quase todos os túmulos dos grandes Faraós já haviam sido descobertos ou saqueados.Então, o que mais se encontrava neste dito local eram utensílios de cerâmica, na maioria das vezes partidos.
Porém, o intelectual britânico Howard Carter nutria a esperança de ainda deparar-se com a tumba de um Faraó não descoberta. Estudando esta possibilidade, constatou que o único rei egípcio que ainda poderia ter o seu túmulo intacto era Tutancâmon , esposo de Nefertite, rainha do Egito.Financiado pelo nobre inglês Lord Carnavon, homem de grande riqueza,estudou todos os sítios do Vale dos Reis,procurando descobrir aqueles que ainda estavam inexplorados e restavam bem poucos nesta condição.Iniciou, financiado por Carnavon, um longo período de escavações, muitas vezes interrompidas por desordens políticas e de outras origens.
Carnavon, que havia gasto muito dinheiro com a aventura, ia perdendo a paciência. Por fim, Carter fez uma última viagem à Inglaterra, com o intuito de que Carnavon financiasse uma última escavação em um último sítio que restava, próximo a um túmulo já aberto.Aí foi encontrado o túmulo intacto do Faraó Tutancâmon,falecido aos dezessete anos, tumba esta que havia sido violada apenas em suas partes mais exteriores.
Muita riqueza material e artística aí foi encontrada, como o sarcófago e a máscara mortuária do Faraó, confeccionados em ouro.
Inscrita na tumba havia a maldição do Faraó, conclamando as asas da morte para quem violasse o local.Mortes em circunstâncias estranhas de vários membros da expedição, incluindo o canário de estimação da mesma expedição, tornaram lendária a "Maldição de Tutancâmon".



Photobucket

2 comentários: